Visitas:
Catalão, -
Operação Araguaia termina com grande número de apreensões

 
A Semarh conclui o balanço da Operação Temporada Araguaia 2013 de fiscalização. Após um mês de atividades fiscalizatórias intensificadas neste período de férias, foram apreendidos 1.821 quilos de pescado e 25 quilos de caça.

 

Nos postos de fiscalização, 4.548 veículos e embarcações foram vistoriados, além de 60 ônibus, o que ultrapassa 16 mil pessoas abordadas. Também foram visitados 194 acampamentos. As apreensões resultaram em 93 autos de infração, que somam R$ 129 mil em multas.

A operação coibiu a captura, o armazenamento, o transporte e o comércio irregular e predatório na região do Vale do Araguaia, lago Serra da Mesa, Serra do Facão e outros rios de Goiás. O objetivo também era garantir a perpetuação e reprodução da ictiofauna, além de sensibilizar, monitorar e fiscalizar as atividades dos turistas, evitando a degradação ambiental.

As denúncias cadastradas no Sistema de Ouvidoria serviram de fonte para um trabalho de inteligência. Foi constatado que, nos feriados prolongados, os turistas infratores envolvidos com a pesca predatória e caça de animais silvestres intensificaram as atividades irregulares.

De acordo com a gerente de Combate à Degradação Ambiental, Tatiane Santiago, comparando com o ano passado, houve um pequeno aumento de apreensões. "Mas o curioso é que foram pequenos infratores com uma grande quantidade de pescado. E não grande quantidade de infratores com pequenas quantidades. Em um único grupo, estavam cerca de 240 quilos de pescado. Em um outro, apreendemos 300 quilos", detalhou a gerente.

Toda carga apreendida é doada a instituições sociais locais. "Sempre doamos a carga durante a própria temporada. Nas cidades do Vale do Araguaia, os fiscais já providenciam a doação no encerramento de cada semana e já trazem a Goiânia o termo de doação", disse Tatiane. Os peixes que não se apresentavam aptos ao consumo foram incinerados.

A Operação Araguaia 2013 ocorreu de 28 de junho a 2 de agosto, e contou com a participação de 52 pessoas, sendo 25 fiscais ambientais e 27 apoiadores do Ibama GT3 e Policia Ambiental, que juntos trabalharam com o mesmo objetivo: preservar o meio ambiente.
 


Fonte: M G












comments powered by Disqus

Notícias Relacionadas


'Jamais pensei estar desse lado', diz promotor que teve filha assassinada
Menino de 11 anos morre com suspeita de gripe A em Goiânia
Menor tenta fugir em moto, mas bate em carro da polícia e é apreendido
Acusada de matar mulher para ficar com bebês gêmeos vai a júri popular
PF deposita R$ 1,3 milhão achado em carro em conta judicial, diz delegado
© 2012 CATALÃO URGENTE. Todos os direitos reservados